01 novembro 2009

Festas na minha terra - O Bolinho














Dia de Todos os Santos.
Diz a tradição que neste dia os mais carenciados saiam à rua para pedir a "todos os santinhos" esmola ou qualquer alimento que as pessoas pudessem dar.
Na minha terrinha e arredores são as crianças que saem à rua para pedir o bolinho.
Quando era pequenina ia com um grupo de vizinhas pedir de porta em porta o bolinho. Nós tínhamos sempre duas sacas, uma enorme e pesadíssima para os bolinhos e uma pequenininha para as moedas.... Quando chegava-mos a casa (por volta das 14h) já nem almoçávamos pois pelo caminho já nos íamos aproveitando dos bolinhos ou doces que nos iam dando e sempre era proveitoso para aliviar o peso da saca. Com o evoluir dos tempos as pessoas passaram cada vez mais a dar as moedinhas ou chocolates ao invés dos ditos bolinhos. A minha avó contava-me que no tempo dela as pessoas mais ricas davam os bolinhos e as outras davam o que havia nos quintais: nozes, tremoços, dióspiros....
Não há idade limite para se pedir o bolinho, mas dizem que no ano em que pedimos bolinho e nos oferecem namorado/a já não podemos pedir mais.
Passa-se então a estar em casa e a oferecer o bolinho. As manhãs são passadas a ouvir as crianças a gritar "Óooo tia, dá bolinho?".
À tarde faz-se a visita ao cemitério para enfeitar e iluminar as campas.
Por vezes ainda se tem surpresas ao chegar a casa como bolinhos e tremoços que nos deixam no portão ou, como aconteceu este ano, duas das romãs do meu quintal racharam e por isso foi um regalo desfrutar do seu sabor antes de voltar à Capital.

3 comentários:

Ana Salomé disse...

As campas ficaram bonitas...e as enfeitadeiras também estavam jeitosas ;)

Unknown disse...

Se ha posts teus que têm um enorme significado este é um deles!
:)

Anónimo disse...

ti ju disse
Estou completamente de acordo com o Joao! obrigada por partilhares com quem esta longe esses momentos!