17 fevereiro 2013

Terras de Oureana - Poda III












Terras de Oureana - Vilões





Terras de Oureana - Thaumetophoea pityocampa







Os meses entre Fevereiro e Maio são normalmente os mais perigosos para os encontros com a lagarta processionária, uma praga dos pinheiros que é extremamente perigosa para as pessoas e para os animais.

É nesta altura que geralmente a lagarta desce dos pinheiros em filas ordenadas (vindo dessa formatura de “procissão” o seu nome comum) e fica acessível a crianças e animais.

O perigo da lagarta não reside só em tocar-lhe, pois quando se deslocam libertam pequenos pêlos urticantes que provocam alergias severas ao nível da pele, olhos e vias respiratórias.

02 fevereiro 2013

Terras de Oureana - Nossa Senhora das Candeias



No dia 2 de fevereiro já existia entre os cultos Romanos a tradição da procissão das luzes. Nesse dia recordava-se o sofrimento da Deusa Ceres, mãe das colheitas, quando Proserpina, filha de Ceres e Júpiter (Zeus) foi levada para o Inferno por Plutão (Hades) para companheira dele. Ceres, furiosa, impediu que as colheitas crescessem nesse ano. Zeus conseguiu negociar com Hades a sua libertação. O regresso de Proserpina ao mundo dos Deuses marcou a chegada da Primavera e o calendário Romano passou a ter quatro estações.

Diz-se na cultura popular que no dia 2 de fevereiro, se as candeias sorrirem, o Inverno está para ficar, se as candeias chorarem o Inverno está para partir. Noutras palavras, se for um dia de sol o Inverno ainda vai durar. Um dia de chuva significa que o Inverno terminou e a partir de agora haverá bom tempo.