29 março 2010

O prometido é devido

O meu querido priminho João fez anos no passado dia 26 de Março. Foi prometido um bolo para hoje, caso o menino pagasse o jantar.... O bolo está pronto, agora vamos lá ver como será...
Agora, almoçar e passar para a verdadeira arte - em pedra!

26 março 2010

Proposta Trabalho - Comentário

“A poesia da carne nua como matéria de arte leva os escultores a tornarem-se pintores e solicita neles o gosto do fragmento: a carne torna-se carne e deixa de ser muro” (p. 29)

“Assim a forma não age como um princípio superior modelando uma massa passiva, porque pode considerar-se que a matéria impõe a sua própria forma, à forma. […] as matérias trazem em si um certo destino ou, se quiserem, uma certa vocação formal. Têm uma consistência, uma cor, um granulado. São formas e por isso mesmo atraem, limitam ou desenvolvem a vida das formas da arte” (p. 65)

FOCILLON, Henri – O Mundo das Formas. Tradução de Maria José Lagos Trindade e Alexandre Pinheiro Torres. Porto : Edições Sousa & Almeida, 1962.

20 março 2010

Terras de Oureana - Semana Santa Ourém


fotografia: Paulo Vaz Henriques

28 de Março- Domingo de Ramos
15h00 Celebração dos Passos
Igreja Nsª Srª das Misericórdias

29 de Março
21h00- Celebração Penitencial
Igreja Nsª Srª das Misericórdias

30 de Março
21h00: Concerto pela Sociedade Filarmónica Ouriense e Coral Olival Encanto
Igreja Nsª Srª das Misericórdias

1 de Abril
20h30: Celebração da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés
Igreja de Nsª Srª das Misericórdias

2 de Abril Sexta-feira Santa
9h00: Canto de Laudes
15h00: Via- Sacra ao vivo e Procissão do Senhor Morto
Igreja Nsª Srª das Misericórdias

3 de Abril
9h00: Canto de Laudes
22h00: Celebração da solene Vigília Pascal
Igreja Nsª Srª das Misericórdias.

4 de Abril Domingo de Páscoa
11h00: Celebração pascal seguida de procissão com as confrarias da Paroquia
Igreja Nsª Srª das Misericórdias

19 março 2010

Sonhos





“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus…”
Efésios 6.17

08 março 2010

Exposição - Selecção Natural

Estudo de Magnólia, Tinta da china, 40x50, por Ana Oliveira

Estudo de Magnólia, Tinta da china, 30x40, por Ana Oliveira


Coral Rosado, Tinta da china, 40x50, por Clara Almada



Lilium, Tinta da china, 50x70, por Clara Almada


Mais fotografias da exposição em Museu Prof. Joaquim Vermelho

02 março 2010

"The Italian Writer"

No futuro, Joseph entra numa livraria em busca de uma escritora italiana. Enquanto procura o nome na base de dados, conta a história de uma mulher que conheceu hà 30 anos atrás.

Lisboa, 2007: Joseph é um atormentado seminarista americano, membro da Opus Dei, que veio a Lisboa apresentar uma exposição da Ordem Franciscana na Sé de Lisboa. Trouxe para Portugal um espelho lendário: "O espelho de São Francisco de Assis, que dizem, permite ver o futuro".

No dia da partida, choca com Giulia na estação dos comboios, uma bela e irreverente escritora italiana com quem estabelece uma química imediata. Giulia conta a Joseph que veio a Lisboa à procura de uma misteriosa cantora com quem o pai namorava antes de ter partido para a guerra colonial. Nas últimas cartas enviadas por aquela mulher ao pai, a paixão e o abandono pareciam estar a levá-la à loucura, desconhecendo que um acidente na guerra fizera o seu soldado perder a memória e esquece-la para sempre. Giulia veio a Lisboa, trazer a trágica noticia da morte do pai e devolver a correspondência. Mas aquela mulher desaparecera...

Havendo problemas nas linhas férreas, os horários dos comboios são adiados tpara 12 horas mais tarde. Joseph, fascinado com a história, propõe a Giulia que tentem aproveitar o tempo de espera e partam em busca da cantora desaparecida. Os dois partem numa viagem por Lisboa, a cidade mítica: uma aventura de descoberta mútua, atração e desejo.

O passado trágico de cada um, as revelações e os segredos tornam-nos ainda mais próximos, confidentes. Como se o rapaz mais sozinho do mundo, houvesse encontrado a rapariga mais triste e os dois quisessem permanecer juntos para sempre!

Então Giulia promete a Joseph: "Se um dia encontrares o meu livro, descobrir-me-ás!"