20 janeiro 2010

Carnaval

Como é família? Vamos a um novo concurso Carnavalesco da família Pinto? Ao que me parece as opiniões encontram-se divididas. Por favor deixem a vossa opinião para que eu perceba se ainda lanço o concurso ou se ficamos apenas com a edição do ano passado.

15 janeiro 2010

Terras de Oureana - Romaria e Feira de Santo Amaro












No dia de Santo Amaro (15 de Janeiro), fazemos uma pequena viagem desde o sopé do morro até à aldeia de Santo Amaro, localizada na encosta do Castelo de Ourém. Aí encontramos uma capela do séc. XVII, já com algumas intervenções actuais. Em frente, a estrada é bloqueada por barracas e gente de todos os cantos do concelho que alí se juntam para a compra e venda dos frutos secos e pequenas iguarias que a nossa terra dá. O pinhão é rei, as enfiadas contentam as crianças, as pinhoadas são para os mais gulosos. Encontramos ainda azeitonas e tremoços bem como passas, castanhas peladas, etc.
O dia é festivo, independentemente de ser em dia útil ou fim de semana.
O café de cevada é transportado de um lado para o outro em panelas de ferro e servido a escaldar com bailarote de abóbora.
Para terminar, nada melhor que ir ao Castelo beber a bela da ginja que é divinal que que sempre nos dá um calorzinho neste dia que hoje está nublado ao ponto de não de ver o Castelo.